terça-feira, 7 de julho de 2015

Iluminação em salas de jantar


Para uma iluminação eficaz para a sala de jantar permite enxergar o que está sendo servido e visualizar aqueles que estão sentados. Por isso, de modo geral, sempre há uma luminária sobre a mesa de jantar.

No entanto, é importante estar atento ao tamanho da peça, à distância entre o pendente ou lustre e a mesa e ao tipo de tampo.

Com luzes baixas, ganha um ar romântico, enquanto se bem iluminada e com pontos de luz focalizando objetos interessantes, se torna um local ideal para uma reunião de amigos. Lembre-se sempre que o foco principal da iluminação de uma sala jantar está na mesa. No entanto, o projeto de iluminação deve contemplar a sala inteira.


Por exemplo, para uma mesa muito comprida, é comum haver a necessidade de dois pendentes ou lustres que atendam toda a extensão do mobiliário, pois os cantos também devem receber luz. Em relação ao material do tampo, quando refletores (vidro ou espelho), o recomendável é utilizar luminárias que emitam luz para cima (refletida/difusa), porque focos diretos podem causar ofuscamento. Sobre a altura, a distância mínima entre a base inferior da luminária e o tampo da mesa é de 90 cm, para não atrapalhar a visão de quem está sentado.

Alguns exemplos de iluminação em salas de jantar:










segunda-feira, 6 de julho de 2015

A iluminação correta



A iluminação correta pode transforma qualquer ambiente. Ela é responsável pela nossa primeira impressão e é ela também que nos traz a sensação de conforto visual.

Para definir um projeto de iluminação, o primeiro passo é escolher qual será a proposta para o ambiente.

Apenas com luzes diferentes, a mesma sala pode ganhar ar romântico, intimista, alegre ou aconchegante. No entanto, erros de iluminação podem ser fatais.

Um local mal iluminado, que não tem suas características valorizadas, pode se tornar frio, impessoal e sem charme.

Nos próximos posts vamos dar dicas de iluminação para cada ambiente da sua casa!

www.robylustres.com.br